07 agosto 2014

Pão Integral Caseiro

07 agosto 2014


Oie!!!

Hoje fiz o tradicional pão da minha querida Tia Juraci. E como estou na onda #integral, resolvi substituir alguns ingredientes e o resultado deu muito certo! Ficou uma delícia e super macio. Além de nutritivo e funcional.


Aí vai a receita:

Coloque 2 tabletes de fermento fresco em um bowl e derreta ele com 1 colher de açúcar mascavo. Depois acrescente 250g de farinha de trigo integral e 1 copo e meio de água morna, misture bem. Reserve por 5 - 10 minutos. Em outro recipiente bata bem 3 ovos e depois acrescente 3/4 de copo (requeijão) de azeite e 1 colher (sopa) de sal. Junte esta mistura à massa do pão que estava descansando. Depois vá acrescentando e misturando 250g de farinha de aveia e 250g de farinha de linhaça. Por último, despeje a massa em uma superfície limpa e acerte o ponto com mais 250g de farinha de trigo branca. Sove bem, por uns 10 minutos.

Divida a massa em 3 partes iguais. Abra cada uma com um rolo de macarrão, na superfície enfarinhada, em um formato retangular e enrole os pães (como rocambole). Coloque em formas cobertas com um pano limpo e espere crescer por aproximadamente 40 min a 2 horas, até que dobre de tamanho. Se o dia estiver frio, coloque em cima do fogão com o forno ligado baixinho, que ele cresce!
Antes de colocar para assar, pincelar em cima dos pães com uma mistura de gema (sem a pele) e café sem açúcar.
Assar em forno a 180 -200 graus por aproximadamente 30 - 40 minutos. No final aumente o fogo para dourar.                
                                                                        
            


Comi duas fatias quentinhas, recém-saídas do forno: uma com requeijão light e outra com geléia de morango sem açúcar.
Só posso dizer que ficou tão bom que eu quis vir correndo compartilhar!


Saudações integrais!




2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei a receita, eu sempre compro pão integral no mercado mas agora vou fazer em casa deve estar uma delicia anotando a receita já

Bjs

blogperfumedepitanga.blogspot.com/

gmail disse...

venho da agenda dos blogs,adorei te conhecer.Gostaria de convida-lapara que venha participar do show de kits pela agenda dos blogs,as inscricoes estao abertas,venha participar quem sabe vc sera a vencedora de um dos kits,sao varias chances,nao perca esta oportunidade corra,participe.artesdiversos.blogspot.com.br obrigada bjks

Postar um comentário

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Antoine Lavoisier
Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...