11 fevereiro 2014

A Floreira

11 fevereiro 2014

Sou daquelas que sempre teve plantas em casa (não diga?!). E super indico! São lindas, trazem vida e cuidar delas é uma terapia.
Violetas na janela, hortinhas de apartamento, samambaias, bonsais, orquídeas, pimentas, arvorezinhas... Algumas morriam quando eu ainda não sabia cuidar direito, outras vingavam e eu ia reproduzindo, meus parentes e amigos me ofereciam mudas e assim fomos criando um conjunto de aproximadamente 40 vasos que eu mantinha em casa.
Só que a vontade mesmo era de ter um jardim!

Nós já tivemos um jardim em outra casa, razoavelmente grande, mas o Toddy (nosso cão), na época filhote, destruía tudo incansavelmente, inclusive ele acabou com um vaso enorme de diferentes espécies de flores de maio que eu havia 'herdado' da minha mãe.

Tudo isso para contar que agora voltamos a ter um pedacinho (480 kg!) de terra em casa. Construímos uma floreira para poder colocar a maioria das nossas espécies e reduzir o número de vasos, sobrando mais espaço no quintal.

No futuro farei outro post sobre esta floreira para podermos comparar, já que algumas foram podadas (pé de guaco) e outras são novinhas e ainda vão crescer e florescer. 



  Destaque especial ao abacaxizinho ornamental que eu ganhei do meu sogro um tempão atrás. É muito interessante ver uma mudinha crescer e virar esta coisa linda.

          

As árvores (já estou esperando pelo perfume do Jasmim dos Poetas):

          

          

Muitas mudinhas de flores cedidas pela minha sogra:

          

E a Coroa de Cristo que também ganhei dela há uns 2 anos atrás. Já cresceu bastante e está sempre florido.



 Estou testando uma técnica natural para afastar os cães das nossas plantinhas. Mas esta dica fica para um próximo post, se for boa!


*UPDATE 21/11/14: A 'técncia' testada para afastar o cãozinho das plantas foi a de borrifar água com canela e cravo no jardim, mas posso dizer que por aqui não adiantou nada. Depois que ele comeu as duas árvores, todas as florzinhas e o abacaxizinho, ele sossegou.





9 comentários:

Anabela Jardim disse...

Esse abacaxi eu já tinha visto no mato, no meio do cerrado. Nunca pensei que ficasse tão lindo em jardim!

Unknown disse...

Achei a floreira muito linda!!!E meu preferido foi o abacaxizinho!!!

Chris Ferreira disse...

Oi Renata, que coisa boa ter um pedacinho de terra em casa para poder ter umas platinhas. Amei a sua floreira.
Beijos
Chris

RENATA RZ disse...

Meninas, obrigada pelas visitas.
Ainda bem que eu tirei fotos do abacaxizinho, pois no dia seguinte o meu outro filhote, o Touro, comeu ele inteirinho!
Não sei como ele não se machucou, pois esta plantinha é cheia de espinhos (dói!)
Beijinhos green

Unknown disse...

Por razões óbvias, gostamos muito do blogue e já estamos a seguir!
Saudações
Maria Terra

BilaCaldas disse...

Que coisa boa este post...Amei! Ter a possibilidade de ter em casa é muito bom!

# ESPAÇO LADY ELAINE # disse...

Olá ! mulher abençoada !!!!

seus mimos são lindos e que capricho.
não posso resistir, te seguindo, me aprova vai...
quero retornar, mais vezes,
neste espaço criativo
cheios de novidades.....
Um inicio de semana cheio de alegrias e sucessos....

BEIJOKAS !

Lia Torres disse...

Oi Renata,não resisti e vim conhecer seu cantinho,adoro verde(flora)...já estou te seguindo e louquinha para saber como foi feita essa floreira...quem sabe choro para meu irmão fazer para mim,rs...bjs querida e uma semana abençoada...

Unknown disse...

Oi Renata!
Vim retribuir a visita, e quero dizer que gostei muito do seu blog!
Vou seguir! Adorei as dicas. Ainda nao sou green, mas quero muito aprender mais sobre o assunto. :)
Um abraco!

Postar um comentário

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Antoine Lavoisier
Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...