09 julho 2010

Flor do Ipê

09 julho 2010

A Flor da Vez é a Flor do Ipê.
Uma das poucas que florescem tão espetacularmente durante o inverno. Nos arredores do meu bairro, há muitos ipês floridos agora. Não resisti, parei, entrei embaixo de um deles e tirei algumas fotos. Aliás o Tatuapé vai fazer parte da nova filmagem da novela Ti-ti-ti, da Globo. Estou curiosa!!

Este ipê das fotos é o Ipê Rosa (veja info abaixo). É o primeiro ipê a florir no ano. Mas o amarelo, o roxo e o branco também são encantadores!

Nome científico: Tabebuia pentaphylla
Uso medicinal: O chá da casca interna de Ipê rosa (T. impetiginosa) é um remédio erval usado tipicamente durante a gripe e a estação fria e facilitando a tosse do fumante. Trabalha aparentemente como o expectorante, promovendo os pulmões para tossir e livrar do muco e contaminadores profundamente encaixados.
Madeira: São dotadas de lenho muitíssimo resistente à putrefação. Sua madeira, ainda, é muito dura, e resistente, ela é branca, levemente rosada, uniforme, leve, macia e durável, própria para marcenaria fina.
O ipê é considerado árvore nacional.


E você já ouviu falar em Horóscopo das Árvores? Poisé, eu que gosto dessas coisas, li que foi um estudo de sacerdotes celtas e que a minha árvore-signo é a Cipestre. Os nativos do IPÊ nasceram em 21 de junho.
Se quiser saber a sua, entra lá no Jardim das Flores e depois me conta!

Img.: Renata RZ e Wikipedia
Info: Wikipedia

6 comentários:

Nutrição & Cia disse...

OI Renata sabe que adoro árvores floridas assim. Lindos sou carente de ruas com arvores floridas por aqui. Um abraço Patricia

Simony disse...

Linda demais essa arvore! Quem nao queria ter uma assim perto de casa?

Chris Ferreira disse...

Oi Renata,
adoro as flores de Ipê. tenho vontade de sair a noite pela cidade plantando árvores de Ipê. Tem que ser escondido do Parques e Jardins, né? Eles não permitem que a população plante árvores fora do próprio terreno. Eles podiam ser tão rigorosos com quem distrói as árvores.
Bom eu sou Coqueiro no horóscopo.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Ana disse...

ai Re..que coisa mais lindaaaa..e olha esse chão que coisa mais linda?????
beijos p vc e uma otima semana!!
;-)

Mamma Mini disse...

Eu amo o chão colorido que o ipê deixa, e as cores do ipê, o amarelo o rosa... é tão lindo, tão poético... amei Rê, um beijão

Anônimo disse...

Que maravilha!

Postar um comentário

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Antoine Lavoisier
Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...