05 maio 2016

Bolo de chocolate nutritivo

05 maio 2016

Oie!

Já postei outras receitas de bolo de chocolate aqui no blog, mas como se trata de uma paixão internacional, e também do meu preferido, acho que não vai fazer mal postar mais uma.

Esta receita eu recebi da mãe de uma amiga há muitos anos e não sei por que, mas este bolo fica tão fofinho e cria uma película em cima, que nem precisa fazer cobertura. É um bolo ótimo para tomar com chá ou café. Ele é originalmente sem lactose.

É claro que eu fiz algumas substituições de ingredientes para que o bolo ficasse mais rico e funcional, como do açúcar branco por açúcar de coco e da farinha branca por outras farinhas mais integrais e nutritivas.

Farinhas que costumo ter em casa:
- Farinha de coco (pode ser comprada ou o resíduo do leite de coco caseiro, seca no forno ou não)
- Farinha de linhaça
- Flocos de amaranto
- Polvilho azedo e doce

Existem outras farinhas como a de grão de bico, de maracujá, entre outras. Como sabemos, o ideal é variar bastante na escolha dos alimentos que consumimos no dia a dia.

Anote a receita:

3 ovos caipiras
1 xícara de açúcar (coco, mascavo ou de sua preferência)
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de mistura de outras farinhas (eu usei linhaça, amaranto e polvilho doce)
1 xícara de chocolate em pó 50% (o 100% cacau resseca muito a massa)
3/4 xícara de óleo vegetal ou manteiga derretida
1 colher de fermento para bolo em pó
3/4 xícara de água quente

Fiz um vídeo mostrando o preparo, é só clicar no link abaixo.
Ah! No dia que eu fiz o vídeo, o bolo cresceu demais, pois eu deixei muito tempo no forno, acidentalmente. Não cometa este erro, retire do forno assim que o teste do palito sair quase sequinho!





0 comentários:

Postar um comentário

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Antoine Lavoisier
Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...