Oie!!!
Como vão os dedinhos verdes?
Final de carnaval, eis que eu pego um resfriadinho chato, com direito a dor no corpo, nariz entupido e dor de garganta, que não ia me deixar trabalhar direito. Não pensei duas vezes: fui no meu quintal pegar umas folhas de guaco para fazer um xarope. Aproveito para mostrar aqui no blog esta receitinha, que há muito tempo venho querendo publicar.
Lendo o Wikipedia, descobri que o guaco, além do efeito broncodilatador e expectorante, também é utilizado pelos índios brasileiros para manter as cobras à distância e tratar das picadas, em forma de cataplasma. Por isso a erva também é conhecida como erva-de-serpente ou erva-de-cobra. Além do mais, pesquisas da Unicamp comprovaram a eficácia da planta em tratamentos contra o câncer e a úlcera, além da cárie e da placa bacteriana dos dentes.
Bom, quanto ao xarope, não deve ser lá tão bom assim para os dentes, devido à quantidade de açúcar. Então, escove os dentes depois, pra não ter problema, rs rs rs.
Ganhei uma muda de guaco dos meus sogros, plantei sem nenhuma pretensão e olha o tamanho que ele já está: até adaptei um varal de arame para ele poder crescer à vontade.
Minha receita é 'pro rumo', como dizem os mineiros, sem medida muito exata:
Coloque +/- 21 folhas de guaco lavadas, torcidas e picadas com a mão em uma panela, com 1 copo de água e de 3 a 4 colheres (sopa) cheias de açúcar.
Quando ferver, abaixe o fogo e deixe borbulhando por uns 20 minutos, até que as folhas fiquem bem mais murchas e transparentes.
Coloque em um recipiente de vidro ou porcelana bem limpo, com as folhas e tudo (é claro que vamos tomar somente o líquido). Tampe e deixe longe do alcance das formigas.
Adultos: 3 colheres de sobremesa a cada 4 horas.
Crianças: 1-2 colheres de sobremesa a cada 4 horas.
A dose pode acompanhar uma colherada de mel natural na sequência.
O ideal é se tratar com o xarope, acompanhado de uma alimentação leve e caseira, com bastante água e se possível repouso, para se recuperar mais rápido.
Beijocas green
IMG.: Renata RZ - Dicas Green
13 fevereiro 2013
Guaco
Postado por RENATA RZ 13 fevereiro 2013Marcadores: Crianças, Delícias Naturebas, Flor da Vez, Índios, Jardinagem, Lar Natural, Terapias Naturais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Antoine Lavoisier
Obrigada pela visita!