22 setembro 2013

Tiradentes e Ouro Preto - MG

Olá!!!

Nas férias de julho de 2013 nós conseguimos fugir um pouco da 'Babilônia' e dirigimos em direção ao interior de MG.
Estrada Real: eis um roteiro que todo brasileiro deveria fazer. E como se voltássemos no tempo, na época da colonização portuguesa e da ilustre presença dos africanos, que está estampada no chão em que pisamos, na arquitetura e comida mineira, que é a minha favorita ever!
Fomos apenas para Tiradentes e Ouro Preto. Mas já estou doida para voltar e visitar as outras cidades, como São João Del Rei, Diamantina e Mariana.
Eu sou suspeita para falar. Amo Minas Gerais!

Nós ficamos na Pousada Casa de Violeta. Uma belezinha, recomendo! Ótima localização e bem confortável. E no café-da-manhã: um dedo de prosa, um cafezim, pão de queijo entre outras delícias, afinal, estamos falando de Minas.
Foram 4 dias de viagem, sendo que chegamos no primeiro dia já à tarde, graças a um problema que pegamos na estrada e que atrasou a nossa viagem.

Após conhecer o nosso quarto e colocar mais blusas (pegamos temperaturas entre 6 e 15 graus), saímos para conhecer um pouco da cidade. Ao lado da pousada está uma das igrejas de Tiradentes, a Capela Nossa Senhora das Mercês, que infelizmente estava em reforma e não pudemos entrar.

Fizemos um passeio de charrete noturno, muito agradável, para fazer o primeiro reconhecimento da cidade. Até os 'meninos' se divertiram na charrete da Hello Kitty.

Ainda conseguimos aproveitar os últimos minutos de visitação da Igreja Matriz de Santo Antônio. Minutos que foram suficientes para me deixar de queixo caído diante da exuberância daquela igreja por dentro, muito emocionante lembrar da história e vê-la ali diante dos seus olhos.

No dia seguinte fomos para Ouro Preto, 2 horas e meia de viagem - pensei que fosse mais perto! O primeiro objetivo era visitar a Mina da Passagem (na estrada para Mariana), que é realmente um passeio inesquecível. Descemos em uma espécie de trenzinho segurado por um cabo de aço até lá em baixo onde se extraiu muito ouro em pó no passado. O trenzinho é o mesmo que era usado pelos escravos!

Mergulhadores de caverna. Deve ser lindo!!!

Ouro preto é uma cidade linda mesmo, bem maior do que Tiradentes e com muitas ladeiras, como era de se esperar. Vale a pena ficar alguns dias nesta cidade a fim de conhecer tudo e não apenas um dia como nós.
Mesmo assim conseguimos visitar algumas igrejas e também o Museu da Inconfidência, que foi muito reflexivo e emocionante para mim. O mundo precisa de mais pessoas como os inconfidentes! O museu fica em um casarão onde funcionava um presídio.

Igreja São Francisco de Assis. Aleijadinho é gênio!

Minha modelo em frente à Igreja Nossa Senhora do Carmo.

Meus lindos só no pão de queijo... O clima estava ótimo: solzinho de dia, friozinho à noite.

No dia seguinte aproveitamos um pouco mais de Tiradentes. Fomos até o Chafariz de São José (de Botas), bebemos de sua água e depois, por sugestão do nosso charreteiro, fizemos a trilha até a nascente desta bica d'água.
O Chafariz foi construído em 1749 e era usado pelos moradores para lavar roupa, beber água e dar água aos animais.

A trilha de 20 minutos até a nascente da bica d'água começa logo atrás do Chafariz. Para urbanóides paulistanos como nós, estar no meio do mato é uma mistura de alívio com aventura.

Depois ainda fizemos outro passeio a uma gruta chamada Casa da Pedra. É um passeio guiado muito interessante em que o guia conta muitas histórias que são uma mistura de terror e comédia. Adorei!

Sem contar que a gruta está em constante transformação, e pudemos ver as estalactites e estalagmites, plateaus, entre outras formações lindas de se ver. Natureza maravilhosa!!! E diversão para todas as idades.

Santuário da Santíssima Trindade.

Novamente a Matriz de Santo Antônio.

Enfim uma homenagem a ele, nosso herói Tiradentes, que deu a vida pela nossa liberdade.

No 4º dia voltamos para a 'capitar', com queijim, docim, e um bucado de saudade...